Diego Cavalcanti

Diego foi aluno da Formação em Produção

Guitarrista, violonista, compositor, arranjador e educador musical.

Músico formado pelo Centro Musical Cigam, Rio de Janeiro, onde ingressou em 2005. Lá estudou percepção musical e harmonia funcional com Cláudio Bergamini, arranjo e composição com Ian Guest, e improvisação com Humberto Mirabelli e Alexandre Carvalho. Mais tarde complementou sua formação estudando violão de sete cordas com Luiz Otávio Braga e composição no Choro com Maurício Carrilho.

De 2005 a 2008 foi guitarrista, violonista e arranjador da UERJazz Band, grupo com formação de big band mantido pela UERJ, com concertos na Sala Baden Powell, Teatro Odylo Costa, T eatro Noel Rosa, Centro Cultural Furnas, Centro Cultural Light, Forte de Copacabana, etc. De 2008 a 2011 foi guitarrista da Orquestra Cigam, assumindo também a função de diretor musical em shows e gravações do grupo. Além disso, tocou em diversos trabalhos de voz e violão e rodas de samba na noite carioca. Ao lado de Carlos Malta, Paulo Aragão, Itamar Assiére, entre outros, foi arranjador do álbum Bonde Folia (Dubas Music, 2008), da Orquestra Popular Céu na Terra, trabalho vencedor do Prêmio da Música Brasileira daquele ano, categoria Canção Popular.

Em 2013 iniciou a produção de Primo-Choro, seu primeiro trabalho solo, onde tocou guitarra e violão de sete cordas, alem de assinar os arranjos e direção musical. Baseado na linguagem do Choro e com repertório majoritariamente autoral, o álbum explorou a instrumentação e recursos típicos do gênero, mas trazendo a guitarra como solista principal. Com este trabalho Diego foi um dos finalistas do Prêmio Profissionais da Música 2017, concorrendo na categoria Artista Choro. A faixa “Subúrbio” tornou-se música-tema do documentário “Cine Vaz Lobo”, um dos filmes contemplados pelo Prêmio Curta Rio 2015.

Desde 2007 realiza intensa atividade como educador musical lecionando em empresas, escolas regulares, ONGs, além de aulas particulares. É professor do Centro Musical Cigam desde 2010, onde leciona violão, guitarra, harmonia funcional e percepção musical. Desenvolveu os cursos de Violão e Guitarra Iniciante e Percepção Iniciante que hoje fazem parte da grade de cursos oferecidos pela escola. Através de sua experiência editando partituras para formações orquestrais diversas, desenvolveu em 2015 o curso Editando Partituras com Finale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Quer uma amostra?

Você gostaria de receber uma amostra da nossa apostila?

Quero Receber.