A Produção Musical e o Home Studio. O Que Mudou?

Muita coisa mudou no mercado da música nos últimos anos. Com certeza essas mudanças influenciaram e ainda vão influenciar muito os processos de Produção e Distribuição Musical.

Cada vez mais os estúdio de pequeno porte ganham força. Nos anos 80 e 90, normalmente, eles produziam apenas trabalhos que dispunham de menos investimento, jingles, trilhas usando midi, spot de rádios… Quando se pretendia lançar um trabalho com qualidade profissional as gravadoras procuravam estúdios de médio e grande porte. Isso mudou. Alguns desses estúdios maiores sobreviveram à crise no mercado musical, ainda geram lucro e são responsáveis por grandes produções. Essas produções, hoje em dia, contam com investimentos menores, tanto de produção quando de divulgação. Com isso o espaço cresceu para o Home Studio, ou, como é comum ser chamado hoje, Estúdio de Projeto.

Hoje é comum que um estúdio de pequeno porte, ou até mesmo um estúdio dito “caseiro” participe de projetos de grande porte. Gravando as guitarras, vozes, percussões, teclados, etc. Deixam as gravações de base, bateria principalmente, para os estúdios maiores.

Outra revolução que vem acontecendo é referente à mixagem. Hoje é muito comum estúdios pequenos dedicados apenas à essa etapa. Gerando um custo bem mais baixo para as produções.

Não há mais desculpas para o Estúdio de Projeto. O SOM TEM QUE FICAR PERFEITO!

A Avid, empresa que desenvolve o PRO TOOLS, já entendeu isso faz tempo e disponibiliza uma versão do software que roda em sistemas que não possuem placas de processamento especiais. Qualquer placa de som serve.

No Curso de Formação em Pro Tools preparamos o aluno para essa nova forma de trabalhar assumida pelo mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Conheça nosso método de ensino assistindo um de nossos Cursos OnLine Gratuitos. Basta fazer sua inscrição em nossa Plataforma EAD.