fbpx
fevereiro 22, 2015

Dicas para Produzidos de Primeira Viagem

Dicas para Produzidos de Primeira Viagem

ENSAIOS

Click e andamento

É fundamental que, durante os ensaios, a banda defina o melhor andamento para cada música. Na imensa maioria das vezes o produtor utilizará um click track durante as gravações e, se a banda não estiver habituada, será um transtorno. Mesmo que isoladamente os músicos estudem com click, nem sempre quando tocam juntos mantém o andamento sob controle. Uma boa forma seria o baterista usar um fone de ouvido com o click durante os ensaios para habituar a banda com a dureza de um andamento fixo. Se a banda tiver dificuldades com isso, seria interessante colocar esse click num volume condizente para que todos possam ouvir. A partir do momento que o andamento estiver mais constante tira-se o click da caixa e só o baterista ou o baterista e o percussionista voltam a ouvir esse metrônomo. É  muito cansativo ensaiar com esse click sendo ouvido alto demais por muito tempo. Tente reduzir isso à um nível saudável. É importante também que se escolha um bom timbre para esse metrônomo. O tradicional cowbell apesar de muito eficaz, em muitos casos, causa problemas de vazamento durante a gravação. Um timbre menos metálico e penetrante costuma funcionar melhor. Algo como uma conga ou um block. Um som mais agudo como o de um hi-hat pode funcionar, mas em alguns casos pode se confundir com a levada do baterista.

1

Tom da música

Uma eterna briga entre o vocalista e o(s) guitarrista(s) da banda é em relação ao tom da música. Principalmente quando a composição surge a partir de um riff de guitarra, mudar o tom para que a voz do cantor soe melhor pode ser um problema. No caso de uma mudança pequena, tipo meio tom ou um tom para cima ou para baixo, uma mudança de afinação no instrumento pode resolver o problema durante a gravação. O uso de um capotraste pode ajudar. Mas lembre-se que o uso desse tipo de recurso sempre deve ser pensado antes de se chegar ao estúdio, já que o instrumento precisará ser regulado para funcionar bem em outra afinação e o capotraste pode mudar muito o timbre do instrumento, necessitando também que o músico se acostume ao seu uso.

2

É importante manter em mente que a voz deve ser tratada sempre como um dos ingredientes mais importantes durante a produção de uma música. Sendo assim, se o tom não está funcionando bem para o cantor a melhor decisão que a banda pode tomar é buscar opções que melhorem a performance, sem prejudicar demais o trabalho dos guitarrista. No final das contas a palavra final deve ser do cantor.

Arranjo

É importante ensaiar a música já com o formato definido que se pretende usar na gravação. Solos (caso existam) com tempo definido. A música terá final? Terminará em fade out? E aquele vamp do meio? Quanto tempo ficarão nele? Qual a duração da faixa? Cronometre e ao final do ensaio some os tempos de todas as músicas. O resultado está dentro do esperado? Está longo demais? Curto demais?

3

Cada integrante da banda já sabe exatamente o que pretende fazer na gravação? Todo mundo concorda com as idéias?

PREPARAÇÃO

Bateria

Em muitos casos o baterista acabara utilizando a bateria disponível no estúdio de gravação, já que essa costuma ser de boa qualidade. Porém é fundamental que o músico possa conhecer esse instrumento antes do dia da gravação para avaliar se ela se adequa ao som que o músico e o produtor pretendem conseguir na gravação. A condição das peles também é quesito fundamental. Se possível, a banda deveria rachar o custo de um jogo novo de peles para usar somente nessas gravações. Os pratos também são um problema já que muitas vezes eles não fazem parte do set-up do estúdio. Um prato de má qualidade pode atrapalhar muito o resultado final da música. Se não puder investir num jogo completo de boa qualidade ao menos um bom hi-hat, uma boa condução (se for o caso do estilo da banda) e ao menos um bom prato de acentuação (crash, china, splash… depende do estilo) são fundamentais. Consiga emprestado com algum amigo. Um agradecimento no encarte do CD e esse amigo já ficará feliz em ter ajudado.

4

Continua…

Dec 11, 2014 –

Arranjo , Bateria , Instrumentos
Share: / / /

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *